sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Analisando a mudança na sala de aula


              Estamos vivendo numa sociedade em constante mudança, que está se organizando e reorganizando de acordo com as características da sociedade em rede e a escola não tem outra alternativa, não é mais possível continuar com o modelo de ensino tradicional onde o professor é apenas um mero transmissor de conteúdo. Precisamos repensar nossa profissão assumindo um novo papel, muito mais importante: de estrategistas do conhecimento e gerenciadores da inteligência coletiva dos grupos que nos são confiados. Apenas adentrando criticamente nessa sociedade e buscando compreender seus instrumentos, dinâmicas de mobilização e expansão é que podemos apropriar-nos e utilizar seus recursos e meios de interação para o ensino-aprendizagem.



                Não há mudanças pedagógicas por decreto. É preciso uma transformação na visão de mundo dos que realizam o trabalho educativo, além de recursos financeiros para preparar os novos ambientes e os novos profissionais.


              As escolas, apesar dos entraves, suas necessidades e carências, os educadores estão se atualizando e produzindo novos materiais didáticos e, principalmente, orientando os alunos para utilização dos recursos tecnológicos, na construção do conhecimento, norteando a sua ação não mais pelo programa a cumprir, mas pelo ritmo e a diversidade dos estudantes. A sala de aula se torna um campo de pesquisa e de trabalho coletivo; e o professor, alguém que ensina, mas também aprende, e a entrada das tecnologias neste espaço é um dos caminhos para as conexões entre os saberes.

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